Skip to content

O que é o Empreende XXI?

o-que-e-o-empreende-xxi-pme-incentivos

O Empreende XXI consiste num apoio à criação e desenvolvimento de novos projetos empresariais por jovens à procura do primeiro emprego e desempregados inscritos no Instituto do Emprego e da Formação Profissional, I. P. (IEFP).

Na verdade, à luz do mais recente regulamento, qualquer pessoa, desde que esteja inscrita no IEFP e tenha mais de 18 anos, se pode candidatar a esta medida.

Esta mesma medida é executada pelo IEFP, I. P., em parceria com a Startup Portugal, Associação Portuguesa para a Promoção do Empreendedorismo — SPAPPE, nos termos da presente portaria e de acordo de cooperação a formalizar entre ambos. O apoio financeiro Empreende XXI serve para a criação de empresas e do próprio emprego, formação profissional, mentoria e consultoria especializadas. Esta assenta em 3 objetivos, essencialmente:

  1. Apoiar a criação de empresas;
  2. Promover a implementação de projetos em áreas inovadoras;
  3. Fomentar o desenvolvimento de atividades empreendedoras em ambientes colaborativos.

Quem se pode candidatar ao Empreende XXI?

Qualquer pessoa inscrita no IEFP, mesmo que esteja inscrita como utente, e não como desempregada, com mais de 18 anos, e que possua uma ideia de negócio económico-financeiramente viável.

Até onde pode ir a taxa de financiamento?

Taxa até 85%

A taxa de financiamento é de, até 85%, e divide-se da seguinte forma:

  • Subsídio não reembolsável, até ao limite de 40 % do investimento elegível.
  • Empréstimo sem juros, até ao limite de 45 % do investimento elegível.

Nota: Os projetos devem assegurar, pelo menos, 15% do montante do investimento elegível através de capitais próprios.

Que tipo de despesas não são enquadráveis?

  • Aquisição de Edifícios e Terrenos, bem como Construção de edifícios: A compra de edifícios e terrenos não é elegível, apesar de ser elegível a elaboração de obras num espaço.
  • Gastos correntes: Não são elegíveis para apoio gastos correntes como Gastos com Pessoal (Ex: Salário e ajudas de custo), Fornecimentos e Serviços Externos (Ex: água, luz, renda, …) ou compra de Material e Matérias-Primas. Estas despesas podem, porém, ser pagas via “Fundo de Maneio”.
  • Despesas cuja relevância para a realização do projeto não seja fundamentada.

Como se processa o pagamento do Empreende XXI?

  • Adiantamento, correspondente a 65% do montante total do apoio aprovado ao investimento, no prazo de 10 dias úteis após a devolução do termo de aceitação;
  • Restantes 35%, após a verificação física, documental e contabilística, da totalidade das despesas de investimento, no prazo de 20 dias úteis a contar da data da apresentação dos elementos necessários para este efeito.

Fale connosco.