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O que é a Gestão da Mudança Organizacional?

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A gestão da mudança organizacional é o processo de planeamento, implementação e monitorização de mudanças numa organização.

É uma abordagem sistemática para gerir o lado pessoal da mudança, incluindo os efeitos da mudança nos:

  1. Colaboradores;
  2. Equipas;
  3. Na organização como um todo.

Para que serve?

A gestão eficaz da mudança é essencial para o sucesso de qualquer iniciativa de mudança organizacional.

Este processo ajuda a assegurar que:

  • A mudança seja implementada sem problemas;
  • Os colaboradores estejam envolvidos, apoiados e que apoiem o processo:
  • Os resultados desejados sejam alcançados.

Quais são as etapas deste processo?

Há várias etapas chave no processo de gestão da mudança organizacional, dos quais destacamos:

  • Avaliar a necessidade de mudança: Isto implica identificar as razões para a mudança e avaliar o impacto que esta terá na organização e nas pessoas que dela fazem parte;
  • Desenvolver um plano de mudança: Isto envolve a criação de um plano detalhado que delineia os passos que serão dados para implementar a mudança e os recursos que serão necessários;
  • Comunicar a mudança: Isto envolve fornecer uma comunicação clara e consistente aos colaboradores e partes interessadas sobre a mudança, incluindo as razões da mesma, como será implementada, e os resultados esperados;
  • Preparar os trabalhadores para a mudança: Isto implica proporcionar formação e apoio para ajudar os trabalhadores a desenvolver as competências e conhecimentos de que necessitam para se adaptarem à mudança;
  • Implementar a mudança: Isto envolve pôr o plano de mudança em ação e fazer os ajustamentos necessários à medida que a mudança é implementada;
  • Monitorizar e avaliar a mudança: Isto envolve o acompanhamento do progresso da mudança e a avaliação da sua eficácia para fazer os ajustamentos necessários.

Reflexão

A gestão eficaz da mudança organizacional requer o envolvimento e apoio de todas as partes interessadas, incluindo colaboradores, gestão de topo e principais partes interessadas.

Passar por este processo requer, também, uma comunicação eficaz, um plano claro e um ambiente de apoio.

Uma estratégia robusta de gestão da mudança também terá que incluir um plano para enfrentar a resistência e os desafios que possam surgir durante o processo de mudança.

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