Due Diligence é um termo inglês que traduzido significa “diligência competente” ou “diligência prévia”.
A palavra diligência é um sinónimo de:
- cuidado;
- zelo;
- empenho;
- pesquisa e investigação.
Esse conceito, consagrado na lei alemã, refere-se ao exercício de cuidados razoáveis no decurso dos negócios.
Uma Due Diligence envolve uma investigação cuidadosa das circunstâncias económicas, jurídicas, fiscais e financeiras de uma empresa ou indivíduo. Isto abrange aspetos tais como:
- números de vendas:
- estrutura acionista;
- possíveis ligações com formas de crime económico, tais como corrupção e evasão fiscal.
Uma verificação deste tipo é necessária assim que uma empresa inicia relações com parceiros comerciais ou planeia comprar outra empresa ou propriedade ou fazer investimentos em bens imóveis.
Para que serve?
A Due Diligence é uma técnica empresarial importante a considerar antes de tomar qualquer decisão empresarial chave ou de adquirir uma empresa. Antes de colocar as finanças da sua empresa em ação, é necessário compreender a sua devida diligência e como a fazer corretamente.
Em processos de compra de empresas e fusões e aquisições (M&A), é muito comum os compradores e vendedores realizarem essa técnica empresarial para assegurar que a empresa/negócio é analisado no seu todo, através de uma pesquisa exaustiva que inclui gestão de riscos e compliance, auditoria, previsão de cenários de negócios e identificação de oportunidades.
Em que momento acontece?
Por norma, este processo é prévio à negociação já que a informação recolhida no âmbito deste processo é fundamental para determinar o valor da empresa.
Com a Due Diligence, ambas as partes ficam conhecedoras do valor efetivo da empresa/negócio.
Due Diligence na perspetiva de um comprador
A Due Diligence permite ao comprador sentir-se mais confortável, procurando mostrar que as suas expectativas em relação à transação são corretas.
Nas fusões e aquisições (M&A), a aquisição de um negócio sem fazer a devida diligência aumenta substancialmente o risco para o comprador.
Due Diligence na perspetiva de um vendedor
A Due Diligence é levada a cabo para proporcionar confiança ao comprador. Contudo, esta auditoria pode também beneficiar o vendedor, uma vez que a análise financeira rigorosa pode, de facto, revelar que o valor justo de mercado da empresa do vendedor é mais do que o que se pensava inicialmente ser o caso.
Não é invulgar, portanto, que os vendedores preparem eles próprios relatórios antes de potenciais transações.
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