
EMPREENDEDORISMO
Linha IA nas Empresas
O que é a Linha IA nas Empresas?
A Linha IA nas Empresas – visa apoiar projetos de investimento que demonstrem a integração de soluções de inteligência artificial que se enquadrem em soluções de IA para aumento de produtividade das PME e dos colaboradores de forma a otimizar os processos internos e a interação com clientes e parceiros.
Esta linha visa apoiar projetos de investimento que demonstrem a integração de soluções de inteligência artificial que se enquadrem, pelo menos, num dos seguintes domínios de ação:
a) Soluções de IA para produtividade
– Ferramentas prontas a usar que aumentem a produtividade
dos trabalhadores;
b) Soluções de IA aplicada ao negócio
– Ferramentas que melhorem a interação com clientes e
parceiros, ou otimizem processos internos.
Quem se pode candidatar?
Para além dos critérios de elegibilidade dos beneficiários finais definidos no artigo 7.º da Portaria n.º 135-A/2022, são elegíveis as startups, que assumam a forma de PME, de qualquer natureza ou forma jurídica.
Tipologia das operações
A tipologia de operação “IA nas PMEs” tem por objetivo o apoio à adoção de soluções de inteligência artificial por micro, pequenas e médias empresas, com vista à otimização de processos internos, ao aumento da eficiência operacional e/ou à integração de tecnologias digitais na interação com os clientes e parceiros.
Em específico, esta linha visa apoiar projetos de investimento que demonstrem a integração de soluções de inteligência artificial que se enquadrem, pelo menos, num dos seguintes domínios de ação:
a) Soluções de IA para produtividade – Ferramentas prontas a usar que aumentem
a produtividade dos trabalhadores
b) Soluções de IA aplicada ao negócio – Ferramentas que melhorem a interação
com clientes e parceiros, ou otimizem processos internos.
Quais as despesas elegíveis?
No âmbito da linha IA nas Empresas, são consideradas despesas elegíveis as seguintes:
a) Aquisição de equipamentos e componentes efetivamente necessários para a incorporação das soluções de inteligência artificial nos processos existentes
b) Aquisição de software, incluindo os custos de subscrição de Software as a Service
c) Despesas com a contratação de até 2 técnicos ou gestores de plataformas dedicados à implementação e operacionalização do projeto – despesas de contratação durante um período de 24 meses, até ao limite de 80 mil euros por posto de trabalho criado
d) Aquisição de serviços de consultoria e/ou formação essenciais à integração das soluções
e) Despesas com a intervenção de contabilistas certificados ou revisores oficiais de contas, na validação da despesa dos pedidos de pagamento, que não podem exceder 2.500 euros
f) Outras despesas.
Quais as despesas não elegíveis?
No âmbito da Linha IA nas Empresas, não são consideradas despesas elegíveis as seguintes:
São despesas não elegíveis as previstas no artigo 18.º do Regulamento do IFIC nos termos do disposto na Portaria n.º 286/2025/1.
Qual o apoio e incentivo desta linha?
O montante de financiamento a conceder corresponde a um valor de 75% de um valor de investimento entre os €5.000 e os €300.00, por beneficiário.
O financiamento a conceder às candidaturas selecionadas deverá ser confirmado através da realização de despesas elegíveis de igual montante, correspondendo a uma taxa de financiamento de 75%, não reembolsável, devendo os beneficiários respeitar as disposições legais aplicáveis à contratação pública quando esta seja necessária à prossecução dos objetivos do projeto.
O apoio a conceder assume a natureza de financiamento não reembolsável (fundo perdido).
Perguntas frequentes
Como me posso candidatar aos Vouchers para Startups?
A apresentação das candidaturas é realizada através de formulário eletrónico, disponível na página eletrónica do Sistema de Informação Geral e Apoios.
Para apresentar a candidatura é indispensável que o Beneficiário tenha efetuado registo e autenticação no Balcão.
Nessa área reservada, o Beneficiário deve confirmar e completar os seus dados de caracterização que serão usados nas candidaturas ao presente Aviso.
Fale connosco e tire as suas dúvidas.
Os projetos têm uma duração máxima de vinte e quatro meses a contar da data de assinatura do Termo de Aceitação, tendo de estar concluídos no máximo até 30 de junho de 2026.
São elegíveis despesas anteriores à candidatura?
Não.
Apenas são elegíveis as despesas assumidas a partir da data da submissão da candidatura, não podendo o projeto estar iniciado à data de apresentação da mesma.
Como se processam os pagamentos?
No que respeita às despesas referidas, a metodologia de pagamento é a que a seguir se explicita, podendo os pagamentos dos apoios ser efetuados através de:
- Adiantamento de 30% do valor aprovado;
- Pedidos de Reembolso intercalar.
Empreendedorismo
Microcrédito
PAECPE
StartUP Voucher
Vouchers de Propriedade Intelectual
Vouchers para Startups
Empreende XXI
Turismo de Portugal
Portugal2030
PRR
Incentivos Fiscais
Sobre
Contactos
Pesquisar conteúdo
Tudo sobre apoios e incentivos
O PME Incentivos é um projeto dinamizado pela Macro Consulting, que visa disponibilizar, num só local, toda a informação sobre apoios e incentivos para empresas e empreendedores.
Siga as nossas Redes Sociais
Contacte-nos
-
Avenida da Boavista, 1588, 6º Andar | 4200-359 Porto
-
+351 220 992 579
-
09:00 – 18:00 -
geral@macroconsulting.pt
ENVIAR EMAIL
Links úteis:
- PRR
- EUIPO
- Portugal 2020
- Norte 2020
- Centro 2020
- Lisboa 2020
- Algarve 2020
- RIS3 Norte
- Portugal Sou Eu
- IAPMEI
- AICEP
- Turismo de Portugal
- CIC Portugal 2020
Siga:



